sábado, 5 de maio de 2012

Ouroboro - tatuagem causadora de polêmica

Meus Doces Paranóicos!


Gatinhas e gatinhos da minha vida.... nessa post vou falar um pouco pra vocês de uma paixão minha: TATUAGENS
Eu tenho 2 e sou A - PAI -  XO - NA - DA por elas!.... são bem simples....uma é um ideograma japonês na nuca e a outra é uma loooooonga ramagem de flores e borboletas nas costas que começa no ombro e termina no quadril... enfim.... vou falar um pouco pra vocês sobre a tatuagem de OUROBORO.

Um amigo meu que tem uma linda no antebraço e foi dai que eu conheci e resolvi procurar saber o significado...porque há quem critique muuuito e há quem venere essa tattoo!

Vamos lá!


OUROBORO é uma tatuagem feita com base no desenho de uma serpente ou dragão que morde a própria cauda. que é representado por essa imagem :





O nome vem do grego antigo: οὐρά (oura) significa "cauda" e βόρος (boros), que significa "devora". Assim, a palavra significa "AQUELE QUE DEVORA A PRÓPRIA CAUDA".
Sua representação simboliza a eternidade.
Está relacionado com a alquimia, que é por vezes representado como dois animais míticos, mordendo o rabo um do outro. É possível que o símbolo matemático de infinito (∞) tenha tido sua origem a partir da imagem de dois ouroboros...

Ai você deve está pensando ai: "- Como assim Deb? quer dizer que eu que tenho tatuagem daquele simbolozinho fofinho e que esta super na moda de tatuar no pulso e nuca na verdade tem um significado oculto que representa uma serpente??? o.O"





Pois é....não sou eu quem diz xuxu.....as pesquisas afirmam isso. Mas nada de espanto...para os cristãos é aberração tatuar algo assim no corpo...na verdade o fato de se 'auto flagelar' fazendo uma tattoo já um assunto polêmico pros evangélicos..então....deixemos esse papo pra lá e vamos voltar a entender o que significa essa tattoo linda do 'infinito' que vc usa [ ou não] e o simbolismo envolvido na serpente que morde a Propriá cauda.

Segundo o Dictionnaire des symboles o ouroboros simboliza o ciclo da evolução voltando-se sobre si mesmo. O símbolo contém as ideias de MOVIMENTO, CONTINUIDADE, AUTO FECUNDAÇÃO e, em consequência, ETERNO RETORNO.
Albert Pike
, em seu livro, Morals and Dogma, explica: "A serpente, enrolada em um ovo, era um símbolo comum para os egípcios, os druidas e os indianos. É uma referência à criação do universo".

O ouroboros costuma ser representado pelo círculo. O que parece indicar, além do perpétuo retorno, a espiral da evolução, a dança sagrada de morte e reconstrução. Geralmente, nos livros antigos, o símbolo vem acompanhado da expressão "Hen to pan" (o um, o todo).
Remete-se assim, mais uma vez, ao tema da ressurreição, que pode simbolizar o “novo” nascimento do iniciado.

Em resumo, o Ouroboro nada mais é do que uma tatuagem com efeito parecido ou idêntico ao significado da tão famosa FÊNIX que as pessoas costumam tatuar no corpo.... a Fênix renasce das suas próprias cinzas e o Ouroboro renasce de si mesmo, alimentando-se dele mesmo pra um novo desabrochar!

Então cabe a cada um de vocês, caros leitores, pesquisar e ler mais sobre isso, caso fique alguma dúvida.... lógico que varias pessoas ao lerem isso vão salientar quem é representado pela serpente na Bíblia Cristã....
Lembrando a esses, que não estamos que discutindo religião; estamos só trazendo a luz o conhecimento de significados embasados em pesquisas de livros e internet, OK? sem comentários ofensivos por favor. ;)

Espero ter ajudado. beijinhos :*










12 comentários:

  1. Noooossaaa, nem sabia que tinha ess significado todo!!! A maioria das pessoas fazem essas tatuagens sem saber o que é só pq tá na moda... ¬¬

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já pensou @Malu se isso fosse um significado pior ou 'do mal'? kkkk moda é fod@..... tem ser esperto! ;)

      Excluir
  2. Adorei Aqui bjuss !!! Gostaria de ter coragem para fazer um tatu mais nao tenho

    ResponderExcluir
  3. Olha amiga, não tenho nenhuma tatto, mas se um dia eu resolver fazer, vou querer tatuar um fênix com asas bem grande nas costas...pense que eu acho arretado! Essas pequenininhas aí num dá pra mim não.
    Um abraço a todos os leitores assíduos do DOCE PARANÓIA, by Deb Souza.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho um Ouroboros tatuado no ombro. Não fiz por moda, fiz justamente pelo seu significado e eu adoro ela.

    ResponderExcluir
  5. VOU FAZER A MINHA DAQUI A 5 DIAS, PERFEITO ESSE SIMBOLO

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o post, é bom ver que há (muita) vida inteligente na rede. Sou fã de jovens que, além de tattoos, compartilham comigo o gosto pelo conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Marlene! É sempre bom um pouco de acréscimo de conhecimento. Fazemos uma troca de infomações e assim evoluimos juntos! Obrigada pelo comentário. beijos!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  7. Pesquisem sobre quem foi Albert Pike e terão uma melhor conclusão se esse simbolo é do bem ou do mal.

    ResponderExcluir
  8. Déborah Raquel Silva vc não pode me mostrar sua tatuagem das flores pessoalmente?

    ResponderExcluir